sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A Essência de Deus

Queridos leitores estou muito feliz pela oportunidade de poder compartilhar com vocês experiências e tudo o que tenho vivido e aprendido de Deus.

Tenho certeza de que será um tempo glorioso nas nossas vidas e espero ser canal de Deus para a sua edificação!!
Meu primeiro artigo não poderia ser outro!! Vamos aprender um pouco mais sobre a Essência de Deus: O AMOR!
Boa Leitura e seja abençoado!!
Estefani Biancamano



A Essência de Deus

Nós já entendemos que existem diferentes formas de amor. Eros (Amor físico, sexual), Philos (Amizade), mas hoje vamos falar sobre o Amor Ágape, o amor incondicional.
O novo testamento está repleto de textos a respeito do amor, nos ensinando como viver uma vida onde o amor sempre prevalece.
Falar de amor é lindo, mas precisamos entender de vez a importância do amor, precisamos entender que amar vai além das emoções, amar vai além da vontade, amar além de ser uma atitude é uma decisão! Precisamos descobrir o poder libertador que só encontramos no amor!

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
(João 14:6)
“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
(João 8:31-32)

Jesus estava dizendo que se eles permanecessem nas suas palavras além de serem seus discípulos, eles o conheceriam. Conheceriam o caminho, a verdade e a vida e por isso seriam livres!
Foi através do amor de Deus que recebemos a liberdade, o amor de Deus enviou Jesus que é único caminho, a verdade absoluta e a certeza da vida eterna. Jesus é a exata expressão do amor de Deus.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

"Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei."
(João 15:9-12)

Ele nos ensina a permanecer no Seu amor, no amor incondicional, Jesus no texto acima deixa claro de que amar ao próximo trata-se de um mandamento, amar ao outro como Ele nos amou, ou seja, estar disposto a sacrificar-se pelo outro. Não estamos falando de amar o cônjuge, aos pais, filhos ou amigos, estou falando de amar a qualquer pessoa, o próximo, de forma abnegada, desejando ser degrau, canal de Deus para as pessoas, sejam elas conhecidas ou não.
Parece difícil não é? Parece que estaremos sempre no ônus se tivermos esta postura, mas a realidade é bem diferente...
No texto acima Jesus afirma que se seguirmos seu mandamento, a alegria dele estaria em nós e a nossa alegria seria completa! Irmãos, nada nem ninguém nesse mundo tem a capacidade de completar o nosso coração 100%. Podemos ter muito dinheiro e bens materiais, um bom emprego, ter a reciprocidade do amor do nosso cônjuge, filhos, amigos ou entes queridos, mas só Deus pode nos completar, só Ele pode satisfazer o vazio da nossa alma! E Ele nos garante na Palavra de que se obedecermos a nossa alegria será completa!! Aleluia!!

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”
(Mt 6.14-15).
“Sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”. (Efésios 4.32)

Perdoar e amar é tão essencial na vida cristã, que se decidirmos viver na contra-mão da palavra, não andarmos como Jesus andou, além de termos bênçãos retidas estaremos permitindo que a raiz de amargura nos paralise em todas as áreas sem se falar na grande possibilidade de contaminarmos outras pessoas com pensamentos e sentimentos que não estão alinhados com a Bíblia. Então ao invés de anunciarmos as maravilhas do Reino de amor, de Paz que Jesus conquistou para nós gratuitamente, estaremos propagando as obras do diabo, as obras da carne as quais são adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias. (Gálatas 5:19-21)

Viver em amor é tão essencial que o Senhor nos ensina que nada é mais importante que isso:

“Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.” (Gálatas 5:6)
"Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.” (Mateus 5:22-24)
“Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo. “
(Romanos 15:1-2)

“O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus. “
(Romanos 15:5-7)

Em tudo devemos ser como Cristo, Ele está dentro de nós e se a sua essência é o amor, o seu amor também está em nós!!
A nossa parte é alinharmos nossa vida, renovarmos a nossa mente à Palavra e assim externarmos a essência de Deus.

“Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.“
(1 João 2:5-6)

Se decidimos amar algumas pessoas e negamos amar outras, o amor do Pai não está aperfeiçoado em nós, pois Ele não faz acepção de pessoas.

“Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos."
(1 João 4:7-9)

Não adianta chegarmos na igreja, entregarmos nossos dízimos e ofertas, termos inúmeros cargos, levantar as mãos e dizer que O amamos se negamos esse amor ao nosso irmão. Deus deseja a nossa unidade, nossos dons e talentos nos foram entregues simplesmente com o objetivo da edificação e aperfeiçoamento do corpo, se nosso foco não tem sido esse, é necessário ajustar o foco!
Deus nos amou primeiro, quando éramos inimigos dEle. Ele entregou o que tinha de mais precioso, seu próprio filho para que nós fôssemos seus amigos, seus filhos, co-herdeiros por parte da Cristo, fomos reconciliados com Ele, por meio dEle e para Ele, mediante isso não nos cabe rejeitar o perdão. Por que se realmente temos Deus em nós, o seu amor nos constrange à amar.

"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão." (1 João 4:20-21)

Então querido irmão, deixo essa mensagem com você, para que caso você ainda tenha algum embaraço com seu irmão, corra logo! Não perca tempo!! Não se prive da graça que Deus tem disponível para a sua vida! Não fique com a justiça própria, fique com a PAZ!
Meu pastor certa vez falou uma frase que me marcou; “a raiz de amargura é um veneno que você toma esperando o outro morrer.”
Eu passei por uma situação assim há pouco tempo, e quando decidi me alinhar à palavra eu pude ver o amor e perdão libertador de Deus se manifestando na minha vida!! Tudo o que estava retido sendo liberado de forma surpreendente. Deus é Fiel, Pai amoroso e o Príncipe de toda Paz, mas Ele segue princípios. Faça a sua parte! Perdoe!! Ame!!.. Melhor é dar que receber!! E Ele sempre terá o melhor para você!! Não negue a essência do próprio Deus que vive dentro de você, pelo contrário externe o amor, semeie o amor e a sua alegria será plana no Pai!

Para você meditar:

“Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.
Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes.
Façam caminhos retos para os seus pés, para que o manco não se desvie, mas antes seja curado. Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Cuidem que ninguém se prive da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos. “
(Hebreus 12:11-15)


“Assim, permanecem agora estas três coisas: a fé, a esperança e o amor.

A maior delas, porém, é o amor. “

1 Coríntios 13:13



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A Graça do Amor - A Separação

E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no Jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? 
Gênesis 3:8-9


Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de NÓS (Pai, Filho e Espirito Santo) - Trino - (Corpo, Alma e Espirito), sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. 
Gênesis 3:22-23


Conheço pessoas que até hoje são completamente indignadas pelo fato do homem ter pecado e por causa disso, a humanidade não vive num 'Paraíso'.
Mas quando eu medito nesta passagem de Gênesis, mais uma vez sou levada a glorificar um Deus tão amoroso e perfeito.

- Amoroso e Perfeito Amanda??????
- Ele expulsou o homem do Jardim do Éden e o homem se tornou mortal. 
- Como esse Deus pode ser chamado de amoroso??

Ah queridos!
Eu tenho a certeza mais que absoluta de que Quem mais sofreu por essa separação foi o próprio Deus.
Observe amados, que ao findar-se a tarde, e iniciar-se um novo dia, pois os relatos bíblicos considera o pôr do Sol como o término de um dia, e o início da noite (vigília) um novo dia.
Sim!! Era Deus que fazia questão de findar o dia e começar o novo dia ao lado de sua Amada criação, seus filhos Adão e Eva.
Era Ele quem vinha caminhando pelo Jardim, exalando vida por onde passava, para encontrar-se com o "foco" de seu Amor.

- Ai Amanda! Muito poético, mas eu não vejo dessa forma!

Como não queridos?
Atente que mesmo tendo o homem pecado e Deus obviamente já sábia pois Ele é Onipresente, Onisciente e Onipotente, mas Ele foi até o Jardim, Ele foi atrás do homem e mesmo este se escondendo Deus insiste e pergunta: ONDE ESTÁS????
Ahhhhhhhh...Me sinto extasiada ao imaginar isso.

Mas eu sei queridos que isso não muda o fato Dele (Deus) ter expulso o homem do Jardim.
Mas sabe! É aí que vejo o quanto Ele de fato nos Amou desde o princípio.
Foi o homem quem escolheu o caminho da desobediência ao manter seu relacionamento com Deus. Foi o homem que escolheu tocar naquilo que Deus disse para não tocar, a árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. (Gênesis 2)

Queridos...Agora é imaginação minha ok, mas eu acredito que essa árvore nada mais era do que uma 'pegadinha', uma prova de obediência ao homem. Afinal, a Palavra nos diz que após Deus ter terminado toda a criação, viu Deus que tudo 'Era muito Bom'. Deus não cria o mal, então no Jardim não havia mal. O homem enxergar-se nu e envergonhar-se foi pelo fato de ter tomado consciência de que havia desobedecido e não por ele estar nu.
Num Paraíso, ao lado de uma mulher feita sob medida para ele, estar nu realmente representaria algo errado? De origem má? Lógico que não!!!!

Mas Deus não criou robôs programados para amá-Lo. Ele criou o homem Sua imagem e semelhança com vontades, desejos e 'livre arbítrio' - PODER DE ESCOLHA.
O homem escolheu fazer a sua própria vontade ao invés de fazer a vontade soberana de Quem tanto o ama ao ponto de conceder-lhe TUDO o que necessitava, além é claro, de tê-lo propriamente criado.
O pecado que reinava em satanás (Lúcifer caído) que adentrou o jardim mediante a desobediência foi o que realmente fez o homem enxergar-se nu e envergonhar-se. Ele agora conhecia o que era mal, pois o Mau estava dentro de si mesmo a partir de então.

Agora imagine Deus tendo que reconhecer que o seus filhos amados já não possuía apenas a sua essência, mas também a semente de iniquidade.
Pois somente depois da queda é que a Trindade resolve Não dar da Árvore da Vida ao homem para que estes não se tornassem imortais.
Talvez se o homem tivesse obedecido, teria recebido como prêmio a Vida Eterna de imediato.

O que eu quero que você entenda meu amado, é que Deus já havia planejado tudo. Quando Deus em sua onisciência observou que o homem não obedeceria e o pecado faria parte de sua vida escolhendo assim separar-se e ser independente de Deus, Ele logo planejou uma forma de "RECONCILIAR-SE".  E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. 
2 Coríntios 5:18-19 

Se o homem se tornasse imortal, a Salvação por meio de JESUS CRISTO jamais nos poderia ter alcançado ENTENDE???

Pois é!
Sendo pois o homem expulso do Jardim, tornava-se novamente dependente de Deus, agora seria alguém mortal, carecido de ser cuidado pelo Amor de seu Criador, e então, um dia, Ele se esvaziaria de Si Mesmo, 'tomando' a forma de Homem Pecador nos tornando Justiça, passivo das mesmas paixões e desejos, porém sem pecado. 
Este Deus Homem morreria sendo obediente até o fim, tomando de nós a ofensa do pecado e cravando na Cruz para que através de Seu Sangue fossemos feitos Santos novamente.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação (sacrifício, morrer no lugar ) para que pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos (desde Adão), sob a paciência de Deus; Romanos 3:23-25

E novamente nos foi dada a chance de escolher permanecermos com o conhecimento do Bem e do Mal praticando o que é mal, ou nos rendermos a SALVAÇÃO oferecida GRATUITAMENTE...A GRAÇA, O FAVOR IMERECIDO, A GRAÇA DE DEUS - A GRAÇA DO AMOR...

Aguarde o próximo post...
No amor e na graça,
Amanda Reis