sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A Essência de Deus

Queridos leitores estou muito feliz pela oportunidade de poder compartilhar com vocês experiências e tudo o que tenho vivido e aprendido de Deus.

Tenho certeza de que será um tempo glorioso nas nossas vidas e espero ser canal de Deus para a sua edificação!!
Meu primeiro artigo não poderia ser outro!! Vamos aprender um pouco mais sobre a Essência de Deus: O AMOR!
Boa Leitura e seja abençoado!!
Estefani Biancamano



A Essência de Deus

Nós já entendemos que existem diferentes formas de amor. Eros (Amor físico, sexual), Philos (Amizade), mas hoje vamos falar sobre o Amor Ágape, o amor incondicional.
O novo testamento está repleto de textos a respeito do amor, nos ensinando como viver uma vida onde o amor sempre prevalece.
Falar de amor é lindo, mas precisamos entender de vez a importância do amor, precisamos entender que amar vai além das emoções, amar vai além da vontade, amar além de ser uma atitude é uma decisão! Precisamos descobrir o poder libertador que só encontramos no amor!

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
(João 14:6)
“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
(João 8:31-32)

Jesus estava dizendo que se eles permanecessem nas suas palavras além de serem seus discípulos, eles o conheceriam. Conheceriam o caminho, a verdade e a vida e por isso seriam livres!
Foi através do amor de Deus que recebemos a liberdade, o amor de Deus enviou Jesus que é único caminho, a verdade absoluta e a certeza da vida eterna. Jesus é a exata expressão do amor de Deus.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

"Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei."
(João 15:9-12)

Ele nos ensina a permanecer no Seu amor, no amor incondicional, Jesus no texto acima deixa claro de que amar ao próximo trata-se de um mandamento, amar ao outro como Ele nos amou, ou seja, estar disposto a sacrificar-se pelo outro. Não estamos falando de amar o cônjuge, aos pais, filhos ou amigos, estou falando de amar a qualquer pessoa, o próximo, de forma abnegada, desejando ser degrau, canal de Deus para as pessoas, sejam elas conhecidas ou não.
Parece difícil não é? Parece que estaremos sempre no ônus se tivermos esta postura, mas a realidade é bem diferente...
No texto acima Jesus afirma que se seguirmos seu mandamento, a alegria dele estaria em nós e a nossa alegria seria completa! Irmãos, nada nem ninguém nesse mundo tem a capacidade de completar o nosso coração 100%. Podemos ter muito dinheiro e bens materiais, um bom emprego, ter a reciprocidade do amor do nosso cônjuge, filhos, amigos ou entes queridos, mas só Deus pode nos completar, só Ele pode satisfazer o vazio da nossa alma! E Ele nos garante na Palavra de que se obedecermos a nossa alegria será completa!! Aleluia!!

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”
(Mt 6.14-15).
“Sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”. (Efésios 4.32)

Perdoar e amar é tão essencial na vida cristã, que se decidirmos viver na contra-mão da palavra, não andarmos como Jesus andou, além de termos bênçãos retidas estaremos permitindo que a raiz de amargura nos paralise em todas as áreas sem se falar na grande possibilidade de contaminarmos outras pessoas com pensamentos e sentimentos que não estão alinhados com a Bíblia. Então ao invés de anunciarmos as maravilhas do Reino de amor, de Paz que Jesus conquistou para nós gratuitamente, estaremos propagando as obras do diabo, as obras da carne as quais são adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias. (Gálatas 5:19-21)

Viver em amor é tão essencial que o Senhor nos ensina que nada é mais importante que isso:

“Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.” (Gálatas 5:6)
"Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.” (Mateus 5:22-24)
“Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo. “
(Romanos 15:1-2)

“O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus. “
(Romanos 15:5-7)

Em tudo devemos ser como Cristo, Ele está dentro de nós e se a sua essência é o amor, o seu amor também está em nós!!
A nossa parte é alinharmos nossa vida, renovarmos a nossa mente à Palavra e assim externarmos a essência de Deus.

“Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.“
(1 João 2:5-6)

Se decidimos amar algumas pessoas e negamos amar outras, o amor do Pai não está aperfeiçoado em nós, pois Ele não faz acepção de pessoas.

“Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos."
(1 João 4:7-9)

Não adianta chegarmos na igreja, entregarmos nossos dízimos e ofertas, termos inúmeros cargos, levantar as mãos e dizer que O amamos se negamos esse amor ao nosso irmão. Deus deseja a nossa unidade, nossos dons e talentos nos foram entregues simplesmente com o objetivo da edificação e aperfeiçoamento do corpo, se nosso foco não tem sido esse, é necessário ajustar o foco!
Deus nos amou primeiro, quando éramos inimigos dEle. Ele entregou o que tinha de mais precioso, seu próprio filho para que nós fôssemos seus amigos, seus filhos, co-herdeiros por parte da Cristo, fomos reconciliados com Ele, por meio dEle e para Ele, mediante isso não nos cabe rejeitar o perdão. Por que se realmente temos Deus em nós, o seu amor nos constrange à amar.

"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão." (1 João 4:20-21)

Então querido irmão, deixo essa mensagem com você, para que caso você ainda tenha algum embaraço com seu irmão, corra logo! Não perca tempo!! Não se prive da graça que Deus tem disponível para a sua vida! Não fique com a justiça própria, fique com a PAZ!
Meu pastor certa vez falou uma frase que me marcou; “a raiz de amargura é um veneno que você toma esperando o outro morrer.”
Eu passei por uma situação assim há pouco tempo, e quando decidi me alinhar à palavra eu pude ver o amor e perdão libertador de Deus se manifestando na minha vida!! Tudo o que estava retido sendo liberado de forma surpreendente. Deus é Fiel, Pai amoroso e o Príncipe de toda Paz, mas Ele segue princípios. Faça a sua parte! Perdoe!! Ame!!.. Melhor é dar que receber!! E Ele sempre terá o melhor para você!! Não negue a essência do próprio Deus que vive dentro de você, pelo contrário externe o amor, semeie o amor e a sua alegria será plana no Pai!

Para você meditar:

“Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.
Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes.
Façam caminhos retos para os seus pés, para que o manco não se desvie, mas antes seja curado. Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Cuidem que ninguém se prive da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos. “
(Hebreus 12:11-15)


“Assim, permanecem agora estas três coisas: a fé, a esperança e o amor.

A maior delas, porém, é o amor. “

1 Coríntios 13:13



Um comentário:

  1. Verdadeiramente a Palavra de Deus é imutável, e ela que nos indica como podemos ser parecidos com Deus...Seu Amor é sem igual e Ele tem poder para transformar qualquer coração...Nunca falha!

    ResponderExcluir