sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Aprendendo AMAR A DEUS


“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força” Marcos 12: 30

 
      Qual é o grande amor da sua vida? No que tem se apegado a sua alma?
      Muitas podem ser as respostas. Meu grande amor é minha esposa/esposo, meus filhos, meus pais, meu time, meu carro. Daí eu pergunto: E Deus? A grande maioria logo diz: Ah, Deus em primeiro lugar sempre, isso nem entra em questão. Mas a verdade é que Ele nem sequer é mencionado e a boca fala do que está cheio o coração.

      A grande verdade é que não sabemos e não vivemos o primeiro grande mandamento que é amar a Deus acima de todas as coisas, imagine os demais.
      Buscando do Senhor a revelação sobre como amá-lo realmente conforme descrito neste versículo de Marcos cheguei a uma fração de entendimento que talvez possa ser o início para compreensão real de como amar a Deus da forma que Ele deseja ser amado.

      O coração é a engrenagem principal para nos mantermos vivos, necessitamos que ele permaneça constantemente batendo dentro de nosso peito para que através do sangue bombeado por ele recebamos o oxigênio necessário para os demais órgãos do corpo continuarem funcionando corretamente.

      Isso é algo que nem precisa ser explicado, compreendemos perfeitamente que precisamos do nosso coração, mas o que não entendemos é o que o Senhor quis dizer quando nos pediu para que o amassemos de todo o nosso coração.

      Talvez amá-lo dessa forma implique em dedicarmos a nossa vida a Ele que é o verdadeiro doador da VIDA, amá-lo com o entendimento que sem Ele não podemos viver, assim como não viveríamos se nosso coração parasse de bater. É Deus quem nos dá o fôlego de vida necessário para que a nossa engrenagem principal continue funcionando, então, nada mais que justo aprendermos a dedicarmos o nossa vida em agradá-lo, honrá-lo, e sermos gratos por todos os seus benefícios. Uma prova de amor gerada neste sentido é aprendermos a administrar nosso TEMPO, porque tempo é vida, e administrando nosso tempo conseguiremos contemplar toda a grandeza de sua criação que não tem outro sentido a não ser nos fazer feliz e assim teremos mais comunhão com Ele.

     Mas também nos resta saber como amá-lo de toda nossa alma.

     Do contrário ao que alguns pensam, é a alma (psique) a sede de nossas emoções e sentimentos e não o coração. Ela é o que nos diferencia dos seres irracionais, pois, é a mesma que mantém armazenadas todas as informações nervosas que chamamos de emoções e através dessas emoções gera o que chamamos de sentimentos.
     Amar a Deus de toda nossa alma nos levaria a filtrarmos TODOS os nossos sentimentos Nele, não apenas o bons sentimentos mas principalmente os maus. Amar a Deus de toda nossa alma nos ensinaria a deixarmos de ser hipócritas, pois, quando identificássemos um mau sentimento como o ódio, nos faria virar para Ele e dizer: - Pai, sinto ódio daquela pessoa. Ou, Pai, estou com raiva por causa desta situação. – Pai, estou preocupado, por favor me ajude!
    Com certeza muita gente não estaria sofrendo de câncer se soubesse amar a Deus de toda a sua alma, sabe por quê? Porque já está cientificamente comprovado que muitos canceres são gerados a partir de substâncias produzidas em nosso organismo quando nos sentimos amargurados, sob pressão ou ansiosos.

    Amar a Deus com a nossa alma nos ensinaria a mantê-la livre de maus sentimentos e uma prova de amor neste sentido é começarmos a partir de agora entregarmos nossas emoções e sentimentos ao Senhor para que Ele venha nos sarar e não continuarmos tentando parecermos “bonzinhos” pelos nossos próprios esforços, afinal, sentimentos maus existe em todos nós, mas Ele pode tirar tudo o que não presta e colocar toda a sua essência, e isso sim nos tornará pessoas melhores.

     Também precisamos amá-lo com todo o nosso entendimento. O ser humano tem um atributo muito especial, o poder de tomar decisões, também conhecido como livre arbítrio.
     Amar a Deus com o nosso entendimento nos leva a desejá-lo com toda a liberdade, sem que sejamos forçados a isso, também nos leva a tomarmos a decisão de renunciar tudo aquilo que ofende sua santidade, como mentiras, agressividade, imoralidade, e tantos outros hábitos que é tão familiar em nossa sociedade corrupta.
     Tomar certas decisões, renunciar a certas coisas que gostamos por amor a Deus é uma prova de que O amamos com nosso entendimento, pois não fomos forçados a nada, mas fizemos uma escolha, OBEDECÊ-LO.

     Mas ainda nos resta aprender a amar a Deus de toda nossa força.
     Quando falamos de força, logo nos lembramos de corpo, força física. Amar a Deus dessa forma é dedicarmos o nosso vigor e atributos físicos para honrá-lo. Com seu corpo você pode dançar ao Senhor, cantar, aplaudir, tocar, orar, jejuar...enfim, para adorar a Deus de todos os outros modos você também precisará do seu corpo para isso.
     Mas além de toda a lista que citei, uma forma de provar a Deus que você o ama com todas as suas forças é levantar-se e usar seu vigor, suas pernas para ir de encontro ao necessitado e aflito, usar sua boca para anunciar-lhe a salvação, usar seus braços para abraçá-lo e expressar todo o Amor de Deus pela vida dele e ensiná-lo a amar a Deus de todo coração, de toda sua alma, de todo seu entendimento, de toda sua força.

    Que a nossa oração a partir de hoje seja:
“Senhor ensina-me a amar-te como desejas ser amado, ensina-me a adorar-te como desejas ser adorado...”

 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” Filipenses 4:7


No amor,
Amanda Reis







4 comentários:

  1. Muito bom sua mensagem!

    Acredito que isso nos faz lembrar da oferta que Maria irmã de lázaro fez a Deus derramando todo um vazo de perfume precioso aos pés de Jesus... Ela mostrou com o que tinha de mais valor que amava a Jesus acima de tudo isso... da forma como Ele quer e deseja...

    Gostei muito do Blog já estou seguindo e depois volto pra ler mais srsrsrsrsr


    Fica com Deus,

    Na fé,

    Uma Visão da Verdade - Diego Oliveira

    Devemos sempre dar o melhor e como vc escreveu nossa oração dever ser pedir a Deus cmo conseguir isso

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto que o Espirito Santo te deu, temos que aprender amar a Deus porque já somos amados por Ele.
    Gloria ao Rei

    ResponderExcluir
  3. A minha cabeça ha estava ardendo de tanto procurar por uma palavra assim...descobri que o amo muito.

    ResponderExcluir