terça-feira, 18 de setembro de 2012

SÉRIE: A Graça do Amor – Alma versus Espirito



 E lá vou eu em retorno para casa, saindo da faculdade a pensar a respeito do misterioso Amor de Deus.
         Como já disse nos primeiros posts dessa série; na minha particular vivência, o AMOR não é ALGO, mas ALGUÉM! E esse Alguém é simplesmente o próprio Deus.

Enfim! E enquanto eu divagava a respeito das minhas circunstâncias (o que é de praxe), e me deparava com alguns pensamentos e sentimentos de momentânea ‘solidão’, direcionava a Deus esses pensamentos e sentimentos buscando da melhor forma possível compreendê-los e me desfazer deles.
           Talvez isso seja mal de Psicólogo mesmo, sempre querer saber o porquê das coisas relacionadas à Psique, ou mais conhecida como Alma Humana.

Racionalmente sou capaz de lidar perfeitamente com determinadas situações que a mim sejam frustrantes, e sou capaz de compreender que algumas coisas podem ser boas se forem concretizadas AGORA, mas se for aguardadas um pouco mais, podem ser ainda MELHOR, ou porque não dizer EXCELENTES.

Mas aí começa a guerra, porque a minha Alma não quer saber de esperar, ela quer ser saciada AGORA e dúvidas a respeito do cuidado de Deus começam a surgir, dúvidas a respeito do quanto Ele de fato é amoroso e disposto a me ver feliz, insistem em fazer com que minha Alma sinta-se agitada e ainda mais desejosa de ser saciada.
         Me recordo de alguém que disse: “ Desfalece-me a alma aguardando tua salvação; porém, espero na tua palavra. Esmorecem-me os olhos de tanto esperar por tua promessa, enquanto digo: quando me haverás de consolar?” Salmos 119:81, 82

Acredito que o Salmista sentia-se como eu nesta ocasião...
        Mas eu busquei compreender o mais profundo, e o interessante é que realmente Ele fala! Ah como fala!
       Em dado momento quando Lhe disse que desejava compreender como sentir-me saciada simplesmente por Tudo o que Ele é e nada mais, penso que chamei a atenção Dele, e então passei a compreender que realmente existe um conflito constante entre Alma e Espírito.

Mas Amanda não é tudo a mesma coisa?
Não!

Alma como costumamos chamar, nada mais é que o conjunto de faculdades mentais (psique), responsáveis por selecionar, organizar e comandar nossa razão, emoções, sentimentos e desejos, assim como também nossas memórias.
Já o espirito do homem é a essência divina concedida por Deus, também conhecido como fôlego de vida.
Então, formou Deus o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. *Em outras traduções um ser vivente”. Gênesis 2:7

Ou seja, o homem possuía um corpo, uma alma, porém não tinha vida, ou seja, não tinha vontades, desejos, memórias, ações...
           O espirito do homem é a essência de vida gerada em Deus e canal pelo qual o Espírito de Deus fala conosco. Daí então se utiliza de uma das mediações de nossa alma (razão) para nos revelar qual sua Boa, Agradável e Perfeita vontade. (Romanos 12:2)

O problema é quando este canal está obstruído pelas inúmeras outras informações geradas pela alma, como por exemplo, nossos DESEJOS, SENTIMENTOS, PENSAMENTOS, VONTADES...
É nesse ponto que podemos dizer que nossa alma está agitada, barulhenta, e desse modo incapaz de ouvir o que o Espirito de Deus tenta nos revelar mediante nosso espirito.

A questão queridos, é que o Pai deseja nos revelar Seu Amor através de nossa RAZÃO... Isso mesmo!!! Através de nossa razão!
Estamos acostumados a experimentar o amor através de sentimentos, por aquilo que vemos e ouvimos em cenas de filmes, novelas ou músicas românticas. É aquele famoso ‘frio na barriga’.
Passamos a assimilar o amor como algo unicamente sensitivo, desprezando a sua forma racional de existir, e desse modo nos enganamos dramaticamente, porque descobrimos que tuuuuuuuuuudo (everything) aquilo que ‘sentimos’ na verdade não é amor, mas um misto de emoções boas que alimentamos em nossa alma sem utilizar a razão, mas que após tantas decepções se tornam amargas.
Se você se atentar para o famoso capítulo 13 de 1Coríntios verá que o amor tem mais a ver com atitudes racionais que emocionais.
          É claro que o Amor envolve e se revela através de sentimentos e emoções, mas o problema é quando ele se torna APENAS isso!

Romanos 12:1 diz para nos apresentarmos a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável, que é nosso culto racional, e não unicamente emocional.
Quando enxergamos o Amor de uma forma emocional, corremos o risco de culparmos a Deus por nossos fracassos, abandonos, frustrações e decepções por meramente acreditarmos que Ele não está cuidando de nós. Quando na verdade, nosso espirito está obstruído, e NÃO CONSEGUIMOS compreender a dimensão do Amor que Ele está derramando sob um cuidado constante, de uma maneira que nosso futuro não seja nada comparado ao que vivemos hoje.

Quão mais agitada se encontra sua Alma por causa dos seus desejos, tão mais vaga será a voz do Espirito ao seu espirito lhe revelando as coisas imensuravelmente maiores que Ele tem reservado para você.

Ah Queridos! Me sinto simplesmente honrada e privilegiada de ter ouvido tudo isso diretamente Dele para hoje poder lhes escrever como testemunho diário, pois assim como certamente valeu para mim, espero que possa ajudar a tantos outros que hoje talvez não esteja compreendendo o que o Senhor está fazendo em suas vidas.
          Para finalizar amados, depois de tudo o que leram neste post, peço que meditem nesses versículos que Papai primeiramente me mandou ler...rsrs!!

“Ao homem que teme ao Senhor, Ele o instruirá no caminho que deve seguir” – Salmos 25:12

“Por que estás abatida ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”. Salmos 42:11

“Mas como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espirito; porque o Espirito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus”. I Coríntios 2:9-11

“Mas aquele que se une ao Senhor é um espirito com ele”. I Coríntios 6:17



Que a GRAÇA do AMOR os envolva!
Amanda Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário