terça-feira, 1 de março de 2011

Que Voz Ouvir?

E disse o Senhor a Elias: " Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar". 1 Reis 19:11

...Então veio sobre a caverna no monte onde Elias estava um vento fortíssimo separando os montes e despedaçando as rochas, e depois do vento veio um terremoto, após o terremoto um fogo que passava...Mas o Senhor NÃO estava no vento, no terremoto ou no fogo! E depois do fogo, houve um murmúrio de uma Brisa Suave...Quando Elias ouviu o suave som da brisa cobriu seu rosto com a capa, saiu e ficou á entrada da caverna e uma voz lhe perguntou: QUE FAZES AQUI ELIAS? 


   Essa Palavra não me saiu do coração desde que a ouvi na reunião da Palavra em minha faculdade!
   Li, reli, percebi um mistério muito grande por trás desses versículos, mas ainda não consegui discernir num todo.
   Já ouvi pregações e citações deste versículo inúmeras vezes, mas é tremendo como a Palavra se renova.
  
   Por que Deus fez isso? Por que Ele se apresentou dessa maneira a Elias? Elias estava fugindo de seus inimigos entre eles a principal, rainha Jezabel, que era aversiva as leis de Deus e aos seus profétas. Depois de uma longa viagem de 40 dias pelo deserto até chegar a Horebe, subiu ao monte conhecido pelas manifestações de Deus naquele lugar, ao entrar na caverna e apenas desejando dormir e nunca mais acordar em sua DEPRESSÃO ouve Deus lhe perguntar: - Que fazes aqui Elias?
  Elias lhe fala abertamente de seus temores, apresenta a Deus as suas circunstâncias: - Senhor, procuram matar-me! Eu tenho razões dadas por todo capítulo 19 de 1 Reis para acreditar que Elias se sentia totalmente sozinho...

   Pois é...Elias já havia explicado para o Senhor tudo o que sentia, mas o TODO PODEROSO manda-o sair da caverna, a vista no monte pois Ele iria passar.

   Por que? Eu me pergunto o por que Deus fez isso, dessa maneira!
   Imagine comigo querido(a), uma pessoa sofrendo de tremenda angústia na alma e se depara com o pavor de um vento talvez comparado a um furação, capaz de separar os montes e fender rochas...ELE ESTAVA DENTRO DA CAVERRRRRRRNA, ali era seu porto seguro, aquelas rochas desabando por sobre a sua cabeça era tudo o que não desejaria ou sinceramente, acredito que sua depressão já era tão profunda que pouco se importou se os montes desabassem sobre ele.
  
   Tudo bem! Não suficiente imagine você dentro de um vidro de remédios com a descrição 'AGITE ANTES DE BEBER' - Querido(a) você se imagina dentro de uma caverna durante um terremoto?? Sendo atirado contra as paredes de pedra? Agitado e lançado de um ponto a outro como uma bolinha no jogo de PINBALL*? Acredito que foi mais ou menos assim na situação que Elias estava.

   Ok! Mas e o fogo? É, esse é mistério mesmo...afinal Horebe era conhecido como o monte FUMEGANTE...Esse pavor está além da minha imaginação!

   Mas a Bíblia frisa no versículo 11 que DEUS NÃO ESTAVA nessas manifestações estrondosas...Ele se manifestou na Brisa Suave.

   Sabe o que me leva a meditar esse grifo da passagem? 'DEUS NÃO ESTÁ NAS MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS!'
   Meu porto seguro pode estar sendo despedaçado sobre a minha cabeça, eu posso perder o controle sobre os meus "pés", ser jogada de um lado para o outro entre as dificuldades e circunstâncias que me afligem, me ferir nesse terremoto de situações...Posso ser provada em minha fé pelo fogo refinador mesmo estando apavorada! Mas o meu Deus ESTÁ, FALARÁ, AGIRÁ na minha quietude. E Ele perguntará: - QUE FAZES AQUI AMANDA? Este não é o lugar onde lhe coloquei, onde lhe mandei estar.

   Sabe querido(a), as vezes o nosso medo das circunstâncias inimigas (Jezabel) nos levam para longe da vontade de Deus e nos deprimem. Nos vemos dentro de cavernas, sem esperança, e novas circunstâncias terríveis nos acometem, e pensamos: Até aqui?! Mesmo agora isso me acontece?! Aí quando decidimos nos aquietar e ouvir a Brisa Suave Deus fala: Que fazes aqui? Não é aqui o seu lugar...VOLTE! E diz mais: Você não está sozinho!!
 
   Enquanto meditava e escrevia este post muito Deus falou comigo...Espero que fale com você!

No amor,
Amanda Reis.
  
  


Um comentário:

  1. A paz, Amanda!
    Vim dizer que você é muito BEM-VINDA em meu blog, agradecer as palavras que deixou por lá e te convidar para voltar sempre e deixar sua opinião, com certeza servirá de benção para os que lêem e visitam.
    Acabei de ler alguns posts seus e gostei muito, você consegue expressar com simplicidade e veracidade o AMOR de Nosso Pai através de Nosso Senhor Jesus, que, como você disse, esta é a razão do seu blog:"Ele nos ama!!" PARABÉNS de coração...agradeço ao Senhor por sua amizade, e por conhecer mais uma irmã nessa caminhada.
    Graça e Paz!

    ResponderExcluir