terça-feira, 6 de abril de 2010

Reconhecendo o Parceiro que Deus aprova! - Parte I

  Por Mike Murdock


Você foi criado para se relacionar. Os olhos precisam de uma vista. Os ouvidos precisam de um som. A mente precisa de pensamentos.
O isolamento produz vulnerabilidade. Deus sabia disso: “Então o SENHOR Deus declarou: ‘Não é bom que o homem esteja só’“ (Gn 2.18).
Deus ama o casamento. Ele odeia o divórcio. O casamento não consiste meramente em um centro de reprodução para bebês humanos.
O casamento é o solo fértil onde você semeia sua paciência, seu amor e seu entusiasmo e os observa se multiplicando nas pessoas ao seu redor.
Deus nunca lhe dará um presente que substitua a presença dele. É por isso que seu cônjuge não foi criado para produzir sua alegria. A presença de Deus é que produzirá alegria em você. “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita” (Sl 16.11). Algo que é pleno implica “que tal coisa não precisa de nada para completá-la”.
Seu cônjuge é um presente de Deus para você. Esse presente tem seguinte propósitos: 1) proteger seu foco; 2) Reduzir suas distrações; 3) criar um clima de proteção.
Foco sempre produz cegueira. Quando você está olhando para o norte, não consegue ver o sul. Outra pessoa é necessária para sua proteção. Foi por isso que Deus providenciou esse presente, que é o seu cônjuge.
Infelizmente, alguns que se qualificam para receber nossa atenção estão desqualificados para receber nosso coração.
Depois de passar os últimos vinte anos solteiro, tive duas décadas para meditar, observar e analisar os fracassos e sucessos dos relacionamentos.
Aqui estão algumas sugestões de dois livros que estou escrevendo: 1) Pense duas vezes antes de se casar com ele; 2) pense duas vezes antes de se casar com ela.
1. Pense duas vezes se você não tem verdadeira paixão a oferecer. A prova do amor é o desejo de dar. Jesus explicou isso: “Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito…” (Jo 3.16).
Quase sempre, o casamento se torna uma troca. A troca é a evidência de uma relação de negócios, não de amor.
Você deve desejar dar tempo, o maior dom que Deus lhe deu.
A prova do amor excepcional é o investimento de tempo.
2. Pense duas vezes se ela não tem verdadeira paixão para lhe dar em troca. Não estou me referindo a presentes caros, grandes quantidades de dinheiro ou roupas. O ouvido atento, flexibilidade, paciência e disposição para ser corrigido também são presentes.
3. Pense duas vezes se suas realiza ções pessoais não produzem entusiasmo na outra pessoa. Quando coisas boas acontecem, qual a primeira pessoa para quem você deseja telefonar? Preste atenção nisso.
A celebração é uma bússola. Aquelas pessoas com as quais você gosta de comemorar suas vitórias são uma peça fundamental para o quebra-cabeça de sua vida. Quando o amor excepcional existe, urna grande celebração é normal. O amor excepcional não compete com o sucesso do outro. Ele experimenta sabedoria e desfruta o prazer do outro.
4. Pense duas vezes se a outra pessoa não se sente cativada pelas coisas que cativam você. Há vários anos, uma mulher me empolgou. Mas o relacionamento era complicado. Alguma coisa simplesmente parecia não “afinar”. Ela não gostava de se sentar comigo quando eu escrevia meus livros. Ela gostava mais de divertir-se que de estar na presença do Espírito Santo, no Lugar Santíssimo. Um ministro amigo meu
o que acontecia: “Mike, ela simplesmente não é cativada por aquilo que você é. . Não e o bastante seu cônjuge ser cativado apenas por você; ele deve ser sensível pela mesma coisa que sensibiliza você..
Sempre falo em conferências de mulheres. Sempre enfatizo que você no pode conhecer um homem se apenas o estudar, você o conhecerá se estudar seu foco.
5.Pense ditas vezes se você perdeu o desejo de impressiona-la. Observei uma esposa fazer um aceno de despedida para o marido certa manha. Ela ficou na frente da porta acenando. Havia botões faltando em seu roupão, restos de comida e bobes no seu cabelo: ela era tudo que um homem gostaria de esquecer. Compreendi facilmente por que ele parecia to feliz de estar saindo de casa para um lugar em que alguém provavelmente O saudaria a porta com um belo sorriso, roupas impecáveis e perfume para impressioná-lo.
Você é um sistema ambulante de mensagens para aqueles a quem ama. Você voaria em um avião com assentos quebrados, ovo na gravata do piloto, botões faltando e assentos rasgados? Claro que não. Voe iria pensar: “Será que o motor também esta assim?”
Alguma coisa esta errada quando você no deseja mais apresentar as melhores coisas ao seu cônjuge.
Fiquei impressionado um dia quando vi a esposa de um amigo colocar na mesa a mais cara prataria e a mais fina porcelana para ele. Ela me explicou: “A pessoa mais especial em minha vida é meu marido. Nunca iria reservar urna bela prataria para um visitante ocasional se meu marido é o rei desta casa”.
6. Pense duas vezes se a pessoa nunca faz perguntas relacionadas a seus maiores sonhos e objetivos. As perguntas revelam desejo. As perguntas revelam humildade.
7. Pense duas vezes se a pessoa ignora uni conselho digno de orientadores qualificados. Quem São 05 heróis do seu cônjuge? Você se torna semelhante àqueles que admira. Você se apropria dos hábitos daqueles que você inveja. Quem é o orientador dominante dele? Aos pés de quem ele se senta para ouvir com real interesse? O orientador é uma profecia a respeito do discípulo. Se ele se rebela contra o conselho do pastor, essa relação é frágil’ e desacone1hável. A tragédia está por vir.
8. Pense duas vezes se a pessoa ainda não impressionou o pastor.r Eu me senti atraído por uma moça e fui até o pastor e sua esposa perguntar sobre ela. Eles trocaram olhares e disseram mansamente: “Ela ainda tem muito a aprender e melhorar até chegar lá”. Entendo conversa de pastor, Eles quiseram dizer que ela estava muito distante de onde deveria estar.
9. Pense duas vezes se você não enxerga melhoria constantemente no relacionamento. A melhoria é revelada pela redução de conflitos. O conflito ocorre por causa de objetivos, filosofias ou crenças opostas. A união deve aumentar a unidade e reduzir o número de brigas e discussões.
A briga é evidência de sistemas de crenças opostos.
10. Pense duas vezes se a pessoa demonstra pouco sofrimento ou remorso quanto aos erros e pecados passados. Aqueles que estão realmente arrependidos ficam sentidos de verdade. As pessoas arrependidas não são arrogantes. Não culpam as outras por suas decisões. As lembranças dos erros devem produzir tristeza e angústia. Quando o arrependimento não é expressado, a ofensa normalmente é repetida. Algumas pessoas nunca se arrependem de erros do passado. Por quê? Elas não provaram as dolorosas conseqüências de sua rebelião. Não têm verdadeiro temor a Deus. Acreditam estar acima de qualquer julgamento. E fútil o relacionamento com alguém que não demonstra temer a Deus.
A conduta não corrigida se torna conduta repetida.
O temor a Deus mantém o parceiro fiel. A beleza não. Uma moça certa vez me explicou: “Quero permanecer linda para que ele nunca olhe para outra mulher”. Que tola! Sua beleza não irá deixar outra mulher feia.
A beleza não pode garantir fidelidade.
O temor a Deus nos mantém fiéis.
Alguns dos melhores artigos escritos estão em revistas de mulheres. Porém, me entristece profundamente observar alguns orientadores de mulheres ensinando a arte da manipulação, da intimidação e da decepção para enganar os homens que elas estão tentando conquistar. Você nunca respeitará alguém que seja capaz de enganar.

Um comentário:

  1. Melhor texto que li sobre relacionamento homem/mulher. Incrível!

    ResponderExcluir