Disse-lhe então o tentador: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua. (Lucas 4:6-7)
Conversando com uma amiga á poucos dias a respeito de adoração, me veio a mente esse versículo e estarei discorrendo a respeito do que me veio ao coração.
Essa passagem relata o momento em que Jesus Cristo foi levado pelo Espirito para o Deserto para ser tentado por Satanás, e embora as escrituras descreva apenas quatro etapas das tentações, em Lucas 4:13 o versículo declara que as tentações foram de TODOS os tipos.
Mas como o assunto deste post é adoração, estarei frisando apenas alguns pontos.
Conversando com uma amiga á poucos dias a respeito de adoração, me veio a mente esse versículo e estarei discorrendo a respeito do que me veio ao coração.
Essa passagem relata o momento em que Jesus Cristo foi levado pelo Espirito para o Deserto para ser tentado por Satanás, e embora as escrituras descreva apenas quatro etapas das tentações, em Lucas 4:13 o versículo declara que as tentações foram de TODOS os tipos.
Mas como o assunto deste post é adoração, estarei frisando apenas alguns pontos.
- O tentador oferece a Jesus autoridade e glória diante de todos os reinos e o interessante é ele dizer: Porque ela (autoridade, glória, governo) me foi entregue.
Entregue por quem queridos? Já parou para pensar nisso?
Satanás não criou absolutamente nada, e nunca foi possuidor de absolutamente nada, mas ele diz que possuía autoridade sobre os reinos. Pois bem! Ele não mentiu, embora seja o pai da mentira!
Até aquele momento JESUS ainda não havia sido glorificado, tudo passava e sofria como homem auxiliado pelo Espirito de Deus (Espirito Santo). E a autoridade a qual Satanás alega lhe ter sido dada, é a mesma autoridade NOS ENTREGUE por Deus através de Adão desde Gênesis 1:26. (Domine o homem...)
A humanidade escolheu o pecado, a decadência, a forma contrária estabelecida por Deus para que vivêssemos, e fomos totalmente seduzidos por Satanás, enganados, eramos possuidores de tudo em Deus mas entregamos a nossa autoridade (imagem e semelhança) em prol de uma falsa liberdade e independência de Deus.
2. Agora JESUS estava ali diante de Satanás - o 'USURPADOR' (enganador) - que lhe oferecia a glória e a autoridade tão desejada pelos homens. A diferença que me cativa é que JESUS não almejava glória de homens e muito menos de Satanás, e sabia acima de tudo que em DEUS ele como homem já possuía poder e autoridade sobre todas as coisas, mesmo ainda não tendo sido glorificado, como veio a ocorrer após a sua morte e ressurreição.
Infelizmente queridos, a realidade que vemos e vivemos hoje é bastante diferente.
Eu mesma como ministra de louvor já fui tentada e constantemente preciso me vigiar para não me deixar seduzir pelas glórias e louvores que o tentador incita aos homens para oferecer e o que nos leva a cair na soberba e rebeldia, pois toda Glória pertence a Deus.
Hoje em dia é fácil encontrar homens e mulheres que se dizem filhos de Deus, servos de Deus, mas que buscam o sucesso, fama, a glória dessa terra, e o fim deles é trágico.
E incontáveis o número daqueles que buscam possuir autoridade, poder, sem se submeter a autoridade, sem caminhar pelos caminhos da submissão preferindo antes se rebelar e se auto nomearem autoridades sobre outros.
3. Satanás tenta negociar a glória e autoridade dos reinos com a 'ADORAÇÃO' de JESUS a ele.
Queridos! Você consegue perceber que adoração tem ligação com poder ?
Me deixe ser clara!
O assunto é extenso, mas usarei apenas o exemplo citado no versículo do livro de Lucas.
Satanás deseja ser adorado por JESUS mediante uma posição de prostração. Adorar envolve muitas formas, atitudes, e entre elas prostrar-se, inclinar-se.
Essa é uma posição que demonstra vulnerabilidade, você é incapaz de atacar uma pessoa enquanto estiver inclinada diante dela. Mas a pessoa que se encontra ereta tem facilmente controle sobre você.
Uma pessoa inclinada tem por visão o chão, os pés da outra pessoa que se encontra ereta. É uma posição de entrega, servidão, derrota ou necessidade.
O senhor bom que tem o poder sobre uma pessoa prostrada pode oferecer-lhe favor levantando-a, acariciando sua cabeça demonstrando compaixão...temos vários exemplos disso na Bíblia. Ao mesmo tempo que um senhor mau pode pisar, agredir, e até matar uma pessoa prostrada.
Apenas a atitude em si de prostrar-se diante de alguém já representa respeito, valoriza o outro diante de quem se inclina. E enfim, essa era a vontade de Satanás; ver Jesus prostrado diante dele como simbolo de honra. Ao fazer isso JESUS não receberia a glória e autoridade que Satanás queria negociar, mas contrário a isso, daria ainda mais autoridade e glória ao próprio Satanás.
Esteja ciente queridos, que a sua vida de adoração compete em jamais se prostrar diante das ofertas do tentador, seja ela qual for. Satanás não pediu a Jesus que CANTASSE ou TOCASSE uma linda canção para ele, mas pediu que JESUS se rendesse a ele.
Amados, peço que não conceda a Satanás mais glória e autoridade entregando a ele a sua ADORAÇÃO, pois como JESUS respondeu aquela proposta: - Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto. (Lucas 4:8)
Quando você ADORA a Deus de toda forma, e se rende, se prostra diante Dele, você alcança Seu favor, benção, proteção e carinho. Você não precisa desejar mais honra, glória, poder ou autoridade, pois em Cristo você já possui todas essas coisas: ..."Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espirito Santo...(Atos 1:8)" - " Quando Cristo que é a vossa vida se manifestar, também sereis manifestos com Ele em Glória...(Colossenses 3:4)".
Quando você adora a DEUS a Sua Glória é revelada através de sua vida para salvação, transformação e cura de outros. Mas quando você almeja a glória para si, está dessa forma se prostrando a Satanás sob o mesmo espirito de rebelião que o fez ser lançado dos Céus ao Inferno por desejar usurpar a adoração devida somente a Deus.
Lembre-se queridos!
Glória, Honra e Poder são atributos devidos somente á Deus que em sua infinita bondade tem o prazer de compartilhar com seus filhos quando estes os ADORAM.
Cuidado com o tipo de adoração que você tem oferecido! Cuidado com os ídolos diante dos quais você tem se prostrado! Um deles pode ser o seu espelho*.
Cuidado ao DESEJAR receber adoração que é devida a Deus...Você pode acabar aceitando a proposta de Satanás.
No amor,
Amanda Reis.