quarta-feira, 28 de abril de 2010

"Sair do Deserto e Aprender adorar no Éden"



   Existe um relato descrito no livro de Êxodo o segundo livro da Bíblia, descrevendo a saída do povo de Deus do Egito onde eram escravizados, para uma terra ‘prometida’ por Deus chamada Canaã.
   Depois de serem escravizados durante 400 anos, Deus se volta para o seu povo e lhe traz a libertação os levando então para esta terra. Porém, uma viagem que normalmente duraria 7 dias segundo estudiosos, durou 40 anos.
   Uma das razões pela qual isso aconteceu foi a seguinte:

Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que era mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito. Porém Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho; e arregimentados, subiram os filhos de Israel do Egito" (Êxodo 13:17,18).

   Conhecendo Deus o coração de Seu povo, sabia que certamente ao se deparar com um povo conhecido por sua força e alta estatura, se acovardaria diante de uma possível guerra e prefeririam retornar humilhados para novamente serem escravos no Egito.
   Mas mesmo assim, os planos de Deus nunca foi que se passasse tanto tempo a rodear pelo deserto, porém uma outra razão levou o povo a padecer num lugar tão horrível de se viver:

“ Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.” (Deuteronômio 8:2-4)

   Deus conhecia o coração de seu povo e sabia que eram obstinados e enquanto viveram no Egito aprenderam a adorar e se curvar a outros deuses. Deuses esses criados em favor de seus próprios prazeres.
Era necessário que o povo de Deus reaprendesse a adorá-lo e amá-lo como a um Pai que fora esquecido, mas que dos seus jamais se esquecera.
   Porém, em todo o tempo em que estiveram no deserto o povo desobedecia as leis impostas por Deus para o próprio bem deles, reclamavam o tempo todo, não agradeciam em momento algum pela presença de Deus em uma nuvem pela manhã para os proteger do Sol, e a noite como uma coluna de fogo para os livrar de animais peçonhentos e aquecê-los do frio intenso do deserto.
   Não agradeciam pelo alimento diário enviado do céu, pela água que Deus fez jorrar em meio a rocha e pelas roupas que não envelheciam. Enfim, seus corações apenas rejeitavam o Deus que os livrara de um regime opressor, e reclamavam da longa jornada para chegar a promessa.

   Deus precisou purificar seus corações para que ao herdarem a promessa, não se esquecessem dos princípios estipulados para os manterem em paz e felizes. Deus amava este povo a tal ponto que jamais os permitiria viver de qualquer forma, e os corrigia como um Pai faz com os filhos a quem ama, e também não toleraria que seu povo se voltasse para outros deuses, para seus prazeres egoístas.

   Há um relato de uma outra história que trata da criação, da formação do homem descrita em Gênesis capítulos 1 ao 3.
   Nestes capítulos vemos como Deus criara a Terra e tudo o que nela há, e que em um local escolhido por Ele, plantou um grande e belo jardim, e ali colocou o homem, a coroa de sua criação, a obra mais preciosa e amada.
   Deus deu uma ordem a Adão que claramente passou a Eva sua esposa, que não comesse da árvore do bem e do mal que ficava no centro do jardim, entre centenas de milhares de outras árvores ali existentes para seu alimento.
   Por não desejar ter o homem como uma criação irracional e sim como a um filho que obedecesse ao Pai por amor, foi lhe imposta esta ordem, este desafio de obediência, no qual o homem (Adão e Eva) falharam em cumprir.
   Por esta desonra e desobediência ao Pai, entrou o pecado no mundo e pela santidade incorruptível de Deus foi necessário expulsar o homem do jardim para que não comesse da árvore da vida a qual o tornaria imortal e eternamente afastado de Deus por causa do pecado. (Gênesis 3:22-24)

   Voltando ao primeiro exemplo, afirmo que todos nós passamos muitas vezes por situações que descreveríamos como um deserto. Vazio, sequidão, perigo, tristeza, desesperança. Mas também posso afirmar por experiência própria que nestas situações Deus se faz presente e tudo o que deseja é nos levar a reavaliar o que temos feito de nossas vidas, e o que faremos quando herdarmos todas as benção que Ele tem para nós reconquistadas na Cruz através de JESUS CRISTO.
   Eu constantemente tenho passado por momentos de deserto, só ali pra me tornar dependente de Deus para me livrar de perigos e situações que causam tanta dor na alma.
   Não reclamar nessas situações se torna algo muito difícil, mas é nessas situações que devemos aprender a ADORAR crendo e agradecendo que Deus está nos ensinando para administrarmos melhor o que Ele tem pra nos dar sem se esquecer de QUEM nos deu.

   Mas como eu disse, estar no deserto é realmente horrivel, mesmo consciente do cuidado de Deus, do amor de Deus e da DISCIPLINA de Deus.
   Em oração a Deus, lhe falei dessa dificuldade de sempre ter que retornar ao deserto para aprender a obedecê-lo e render-lhe o coração, foi então que Ele me despertou para o outro exemplo.

   Deus me fez enxergar que o seu desejo não é e jamais foi me levar, ou levar a quem quer que seja para o deserto, não é intenção Dele nos corrigir tão severamente, mas na verdade, seu desejo é estar conosco assim como Adão, que experimentava a doce comunhão com o Pai na viração do dia, que partilhava sua alegria de estar num paraíso.
   O desejo de Deus é que partilhemos com ele nossas conquistas, nossas alegrias, brincar com ele ao invés de se voltar para o brinquedo de forma egoísta.
   O desejo de Deus é que também nos lembremos da responsabilidade de obedecê-lo e servi-lo ao invés de ficarmos somente vislumbrados com os ‘presentinhos’.
   Você já parou para pensar que seus pensamentos geralmente se voltam para Deus no momento dos problemas? E que quando as coisas estão muito bem, você sequer lembra de agradecer? Ou mesmo que agradeça, mas fica tão focado em sua própria satisfação que se esquece daquele menos favorecido?  É uma realidade.

   Deus não quer nos fazer perder tudo e nos expulsar de sua presença por toda a eternidade, Ele quer estar conosco no ‘JARDIM’, mas Ele é SANTO e não pode tolerar nossa desobediência constante, então as vezes precisa nos levar a algum deserto para nos corrigir.

   Querido, meu desejo para você neste dia é que não seja necessário você perder tudo e estar em oceanos de amargura para se lembrar que existe um Deus que te ama. Mas que você se volte a Ele com coração quebrantado, sincero, e se arrependa para que Ele em misericórdia se compadeça e lhe tire do DESERTO.



Com amor,
Amanda Reis.

Um comentário:

  1. Amanda... muito legal seu Blog...Deus continue te abençoando mais e mais... bjsss

    Julia

    ResponderExcluir